Questões sobre a divindade de Cristo que todo cristão deve saber responder

Existem vários grupos que negam a divindade de Cristo. Os mais conhecidos são as Testemunhas de Jeová, os Unitárianos e os Mórmons, dentre outros como os kardecistas e os muçulmanos. A maioria dos argumentos usados por esses grupos e alguns outros que não estão listados, são citados abaixo.



Existem vários grupos que negam a divindade de Cristo. Os mais conhecidos são as Testemunhas de Jeová, os Unitárianos e os Mórmons, dentre outros como os kardecistas e os muçulmanos.
A maioria dos argumentos usados por esses grupos e alguns outros que não estão listados, são citados abaixo.

Antes que as seguintes refutações sejam dadas para 11 dos principais argumentos contra a divindade de Cristo, é imperativo, que você saiba duas verdades básicas sobre o Senhor Jesus:






1- Quando um cristão diz: "Jesus é Deus ", ele não está dizendo que Jesus é o Pai! Jesus não é a pessoa do Pai, mas Ele é igual ao Pai por natureza. Em outras palavras, Jesus é Deus por natureza, assim como o Pai e o Espírito Santo.

2- Jesus é Deus por natureza, e também é humano. Em outras palavras, Ele é, ao mesmo tempo verdadeiro Deus, e, verdadeiro homem. A humanidade de Jesus é mostrada em Hb 2.14 e 1 Tm 2.5.

A junção dessas duas naturezas chamamos, união hipostática, onde, não se dividindo a pessoa nem confundindo a natureza temos Jesus Cristo, perfeito homem de Deus, e Deus perfeito dos homens. Portanto, não são dois Jesus, Jesus é um só, ele é alguém com dois algos, um ser, com duas naturezas, uma humana e uma divina!

Tendo dito isso, vamos as refutações das objeções contra a divindade de Cristo....




1 - Jo 14.28 diz: "... meu Pai é maior do que eu." Se Jesus é igual ao Pai, então por que Jesus disse que Seu Pai era "maior" do que ele?

RESPOSTA: 
Jesus pronunciou estas palavras depois que Ele se humilhou e tornou-se um servo (Fp 2:5-8). Além disso, o termo "maior" refere-se ao cargo ou função, ao oficio e não a natureza, já que ambos são Deus, (veja em Jo 1:1; 8:58; 10:30). Deus é Deus por causa de sua "natureza" (Gálatas 4:8). Jesus está dizendo em Jo 14:28 que o Pai tem um "maior" cargo ou posição que ele. Isto é como o termo "superior", é utilizado como se vê claramente em Gn 41:40.

Esse versículo diz:
"Você [José] deve estar no comando de meu palácio, e todo o meu povo irá submeter às suas ordens. Apenas no que diz respeito ao trono eu [Faraó] sou maior do que você".


Faraó era "maior" do que José apenas por cargo ou função, mas não quanto a NATUREZA. A natureza do Faraó e de José era a mesmo, isto é, ambos são um ser humano. Tal como um pai terreno, que possui a mesma humanidade que o seu filho, mas exerce uma função superior à deste, assim também o Pai e o Filho na Trindade são iguais em essência, mas diferentes em função. De forma semelhante, dizemos que o presidente do país é maior que os demais cidadãos, não em virtude de seu caráter, mas em virtude de sua posição. Portanto, não podemos dizer que Jesus se considerava o mínimo que fosse inferior a Deus em sua natureza.
_____________________________________



2 - 1 Coríntios. 11:03 diz: "Mas eu gostaria que você soubesse, que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem; e a cabeça de Cristo é Deus."...Se Cristo tem um "Cabeça", então Ele não pode ser Deus.

RESPOSTA:
Por acaso isso mostra que Jesus é inferior ao Pai por natureza?

Se alguém insistir que isso significa que Jesus é inferior ao pai quanto a natureza em seguida, para ser consistente, terá que dizer o mesmo em relação a mulher para o homem!(obviamente um absurdo).
Embora a mulher está sujeita ao marido no Senhor, ela não é inferior a ele por natureza. O mesmo é verdade com a relação entre o Senhor Jesus e o Pai.

_______________________________________



3 - 1 Coríntios. 15:28 diz: "E quando todas as coisas estiverem sujeitas a ele, em seguida, o Filho também se sujeitará àquele que sujeitou todas as coisas a ele, para que Deus seja tudo em todos...... "Se Jesus é "sujeito " ao o Pai, Ele não pode ser Deus.

RESPOSTA:
Novamente, este argumento é semelhante ao argumento 1 e 2. Este versículo não se refere a NATUREZA, mas apenas para cargo ou emprego!

Em Lc. 2:51, a palavra grega "hupotassõ" traduzida como "sujeito" é encontrada, e se refere a obediência. Ninguém diria que Jesus era inferior POR NATUREZA a José e Maria, o que seria o conclusão natural se a palavra "sujeito" se refere a NATUREZA! Da mesma forma, Jesus não é inferior POR NATUREZA ao Pai, pois Ele é Deus.

_________________________________

4 -  Marcos 13:32 declara: "Mas daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai......."Se Jesus era Deus, então ele teria esse conhecimento.


RESPOSTA: 
Novamente, devemos ter em mente que Jesus é verdadeiro homem além do Deus verdadeiro. O Senhor Jesus falou estas palavras quando foi limitado pela Sua humanidade e foi confiando no Pai inteiramente (Atos 10:38;. Jo 12:49). Depois de Sua ressurreição, no entanto, Jesus teria de ser onisciente, pois ele pode receber oração (Jo 14:14, Atos 07:59; 9:14,21; 1 Coríntios. 1:2).
Em outra palavras, se um grupo de cristãos está orando a Jesus no Canadá, México e Japão, ao mesmo tempo, Ele teria de ser onisciente para saber os seus pedidos! Além disso, uma vez que a oração é uma forma de adoração, então seria idolatria orar a Jesus a menos que Ele era e é Deus por natureza. (Se Ele não era Deus por Natureza, então a Igreja primitiva era culpada de idolatria, orando a Jesus, o que é impossível!)

_____________________________________

5 - Lc. 18:19 diz: "E Jesus disse-lhe: 'Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus"........Deus é "Bom", mas Jesus não é. Portanto, Jesus não é Deus.

RESPOSTA: 

Se alguém olhar atentamente para este verso, irá perceber rapidamente que Jesus NUNCA disse que ele próprio não era "bom", ou que ele não era Deus. Ele apenas perguntou: "Por que me chamas bom?". Jesus não negou ser Deus ao jovem rico. Ele simplesmente pediu-lhe que examinasse as implicações do que estava dizendo. Com efeito, Jesus estava dizendo-lhe: "Você percebe o que está implícito quando você me chama de bom? Você está dizendo que eu sou Deus?"!

Além disso, Jesus declarou abertamente em outro lugar que Ele mesmo é o "Bom Pastor" (João 10:11). Salmo 23 declara YHWH como o "pastor", mas ele não é chamado "Bom" pastor, a descrição Jesus reservou para si mesmo!

___________________________________


6 - Jesus é mostrado nas Escrituras como sendo criado em Apocalipse 3:14, Colossenses 1:15; Pv 8:22 e Salmos 2:07.... Se ele foi criado, ele não pode ser Deus, pois Deus é eterno.

RESPOSTA:
(A) Apocalipse 3:14 afirma que Jesus é "o princípio da criação de Deus." A palavra traduzida como "princípio" é Arche, no grego. Significa também, além da origem, COMEÇO

Origem e fonte são sinônimos, nós podemos agora entender o que verso diz, que é: "A fonte da criação de Deus." Este versículo não mostra que Jesus é criado, mas que Ele é o Criador! Afinal de contas, uma vez que Jesus criou tudo o que foi criado (Colossenses 1:16), como Ele poderia ser parte de Sua própria criação?

(B) Col. 1:15 relata que Jesus é "o primogênito de toda a criação" e não diz que ele é "primeiro-criado"! Esta palavra, "primogênito", tem mais de um significado possível. 

Lendo Gênesis 41:51,52; 48:17-19 e Jer. 31:9 podemos ver que essa palavra "primogênito" também significa PREEMINENTE. Que é a forma como ela é usada em Colossenses 1:15 como o contexto revela a partir dos versículos 15 a 18.

Jesus é preeminente sobre a criação, porque:
(1) Ele criou tudo que foi criado, (2) todas as coisas criadas foram criado por Ele,
 (3) Ele existia antes de todas as coisas criadas e
(4) todas as coisas criadas são mantidos por causa dele.

Basta checar o contexto inteiro, e ver que Paulo com clareza declara que Cristo é Deus nessa mesma carta, ao dizer que ele criou todas as coisas (1:16) e que "nele habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (2:9).

(C) Prov. 8:22 afirma que a sabedoria foi criada por Deus. Uma vez que Jesus é chamado a "sabedoria de Deus" (1 Coríntios 1:24), alguns opositores a divindade de Cristo usam esse argumento para dizer que Jesus não é Deus pois de acordo com esse verso, Jesus foi criado......mas, ai surgi a pergunta que é: esta sabedoria mencionado em Provérbios 8 refere-se a Jesus, antes de ele vir ao mundo? Não! Primeiro, porque de acordo com Jo 1.1,14, Jesus foi chamado o "Verbo" antes que Ele veio à terra, e NÃO Sabedoria (e muito menos "Miguel", como alguns grupos ensinam)! E, em segundo lugar, o capítulo revela sabedoria no versículo 19, como o uso adequado de CONHECIMENTO como mostrado por Jó 28:15.

Portanto, esta passagem não é uma referência direta a nenhuma pessoa. A expressão poética frequentemente toma a forma de uma ideia abstrata e a ela se refere como se falasse de uma pessoa. Isso é chamado de personificação. A sabedoria aqui referida não é uma referência a Jesus. Antes, é a personificação da virtude ou do caráter da sabedoria com o propósito de causar ênfase e impacto.

Entretanto, como Jesus é a perfeita sabedoria de Deus, é o único que personificou e exemplificou com perfeição a sabedoria abordada em Provérbios - pois ele é "em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos" (Cl 2:3).

(D) Salmos. 2:7; Jo. 3:16, afirmam que Jesus foi "gerado". Isso significa que Jesus teve um começo como o nosso, uma vez que fomos gerados por nossos pais? 

A resposta para isso é encontrada em Atos 13.30-33. Aqui ficamos a saber que este versículo de Salmos se refere à ressurreição de Cristo! Em segundo lugar, a palavra traduzida como "unigênito" em Jo 3.16,18 e 1 Jo 4.9 em que se diz respeito a Cristo também é usado em Hb. 11:17 com relação a Isaque.  Então eu pergunto, Isaque foi o primeiro filho de Abraão? Não! Veja Gn16:15,16.
Isaac foi o Filho único de Abraão? Não! Veja Gn 16:15,16; 25:1,2. 

Agora, Isaac foi o único-de-um-tipo filho de Abraão? SIM! Esta é a forma como este mesmo termo grego é usado em referência a Jesus Cristo. Jesus Cristo é o único-do-tipo, o único do gênero , o Filho do Pai, mas não criado.

Miqueias 5:2 refere-se a Jesus da MESMA MANEIRA Salmos. 93:2 se refere a Deus.
Jesus é "de eternidade" e, portanto, não pode ser parte da criação. Uma vez que Ele não faz parte da criação, em seguida, ele deve ser Deus, pois só Deus é eterno!

__________________________________

7 - Na Bíblia, Jesus NUNCA é chamado de "o Deus Filhos", mas sim "o Filho de Deus ". Portanto, ele não pode ser Deus.

RESPOSTA: 
Realmente, o termo explicito, Deus Filho, não se encontra na Bíblia. No entanto, quando um estudante honesto das Escrituras examina todos os versos relevantes para a divindade de Cristo, ele vai concluir que Jesus é Deus e homem. Como pode ser isso? Ora da mesma forma que Jesus pode ser tanto pastor e cordeiro como sumo sacerdote e oferta pelo pecado no mesmo tempo!

Sobre palavras não encontradas na Bíblia, ora, a propria palavra "Bíblia" não é encontrada na Bíblia! Nem é a palavra "Millennium" é encontrada na Bíblia, embora seja certamente ensinado em Apocalipse 20.
__________________________________

8 - Se Jesus é Deus, então ele estava orando a si mesmo no Jardim??

RESPOSTA: 
Esta questão decorre de um equívoco sobre como os cristãos acreditam que Jesus é Deus. Nós acreditamos que Jesus é Deus por natureza. Nós não acreditamos que Jesus é a pessoa do Pai!

Ele não pode ser o Pai, pois Ele orou ao Pai! Ele certamente não estava orando para Si mesmo. A Bíblia ensina que Jesus é Deus por natureza, como é o Pai e o Espírito Santo.
Há um só Deus verdadeiro por natureza. (Ver Gal 4.8). A Trindade não é definido como três deuses em um, mas em três pessoas em um Deus. Deus é natureza do Pai, Filho e Espírito Santo.

____________________________________

9 - Se Jesus é Deus, então o que aconteceu ao universo enquanto Ele estava morto há três dias?

RESPOSTA: 
Novamente, isso não é problema para responder quando se compreende que Jesus não é a pessoa do Pai. O Pai e o Filho são duas personalidades separadas e distintas.

___________________________________

10 - Jesus não pode ser Deus, pois ele morreu na cruz, e Deus não pode morrer!

RESPOSTA:
 Lembre-se, Jesus não é apenas Deus por natureza, mas também homem! Jesus poderia morrer como qualquer outro ser humano, porque Ele se fez homem (e ainda é homem), além de ser Deus por natureza.

______________________________________



11 - Jesus não pode ser Deus, porque Ele disse que o Pai era seu Deus em Jo 20.17!

RESPOSTA: Jesus disse isso como um homem. Isso no entanto, não altera a prova evidente que mostra Jesus como Deus! O apóstolo Tomé, chamou Jesus: "Meu Senhor e meu Deus", Jo 20.28.

O grego diz literalmente: "O Senhor de mim e o Deus de mim". Lembre-se também que Tomé era um rigoroso judeu monoteísta. Foi mesmo o apóstolo Tomé quem disse isso então? Obviamente que sim. Foi o Apóstolo Tomé parte da igreja primitiva? Obviamente ele era.
Portanto, a igreja primitiva acreditava que Jesus é Deus,... então se a igreja primitiva afirmava e cria nisso desde o inicio então nós hoje devemos proclamar a mesma coisa.

Além disso, o Pai identifica Jesus como "Deus" em Heb 1.8. Mais uma vez, o grego diz: "a Deus." Certamente o Pai sabe a verdadeira identidade do Filho.

Além disso, Hb 1.6 declara que "todos os anjos devem adorá-Lo [Jesus]." O que o anjo faz, em Apocalipse 19.10? De acordo com Hb 1.6, o anjo de Apocalipse 19.10 adora a Jesus!

Na verdade, os discípulos de Jesus o adoravam muito (Mateus 28.9). Por que Jesus recebeu esta adoração de Seus discípulos? Você sabe que a não ser que Jesus fosse Deus, aqueles discípulos estavam praticando idolatria??

Então certamente, os primeiros discípulos de Cristo, e toda a igreja primitiva o adoravam e aceitam ele como Deus e Senhor...portanto, todo grupo que se diz Igreja, e não aceita a divindade de Cristo, se configura numa seita em completa oposição com o ensino das Escrituras.


Att: Elisson Freire



COMMENTS

BLOGGER: 5
Loading...
Nome

Adulterações Bíblicas,3,Antissemitismo,4,Apócrifos,1,Apologética,23,Apostasia,1,Ateísmo,6,Calvino,1,Catolicismo,26,Católicos Refutados,6,Cristologia,1,Cruzados Católicos,15,Daniel Silveira F. Linhares,1,Download,5,Edmilson Silva,1,Enigmas da Bíblia,1,Entrevista com o Apóstolo,1,Escatologia,1,Fernando Nascimento,21,Filosofia,3,História da Igreja,23,Hugo de Paynes,7,Informações,4,Inquisição,4,Intolerância Religiosa,6,Islamismo,3,Livros,1,Lutero,20,Mariolatria,3,O Cânon Bíblico,12,Ortodoxia Bíblica,6,Papado,9,Protestantismo,21,Reflexões,10,Refutações,55,Refutando a Supremacia Papal,6,Respostas sobre Lutero,13,Seitas e Heresias,3,Slider,7,Sola Scriptura,2,Sucessão Apostólica,2,Trindade,3,Vida Cristã,1,Video,9,
ltr
item
Resistência Apologética: Questões sobre a divindade de Cristo que todo cristão deve saber responder
Questões sobre a divindade de Cristo que todo cristão deve saber responder
Existem vários grupos que negam a divindade de Cristo. Os mais conhecidos são as Testemunhas de Jeová, os Unitárianos e os Mórmons, dentre outros como os kardecistas e os muçulmanos. A maioria dos argumentos usados por esses grupos e alguns outros que não estão listados, são citados abaixo.
https://1.bp.blogspot.com/-jHIJKSMiToM/VhnpCdnryuI/AAAAAAAAeXc/2L8siyLr3GU/s320/divindade%2Bde%2Bcristo.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-jHIJKSMiToM/VhnpCdnryuI/AAAAAAAAeXc/2L8siyLr3GU/s72-c/divindade%2Bde%2Bcristo.jpg
Resistência Apologética
http://resistenciaapologetica.blogspot.com/2015/10/questoes-sobre-a-divindade-de-cristo-que-todo-cristao-deve-saber-responder.html
http://resistenciaapologetica.blogspot.com/
http://resistenciaapologetica.blogspot.com/
http://resistenciaapologetica.blogspot.com/2015/10/questoes-sobre-a-divindade-de-cristo-que-todo-cristao-deve-saber-responder.html
true
695476488695984212
UTF-8
Carregar todos os posts Not found any posts VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGINAS POSTS Ver TUDO Recomendado pra você Tema ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Not found any post match with your request Voltar ao início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy