A Fábula da Unidade Católica e a Diversidade Protestante

A unidade do catolicismo não passa de uma ilusória pretensão jamais alcançada mesmo imposta a ferro, fogo e malabarismo tutelar.
Tempo estimado de leitura: 14 min
Unidade Católica

Sobre a Fábula da Unidade Católica e a Diversidade Protestante 

Um ortodoxo e um católico romano decidiram contra argumentar o artigo sobre a Diversidade Protestante e a Fábula da Unidade Católica. Porém, nada apresentaram para sustentar suas objeções que além de não passarem de espantalhos, também não provam o contrário do que é afirmado sobre a unidade do catolicismo não passar de uma fábula. 

Para acompanhar a discussão, basta conferir (aqui) e (aqui). Abaixo segue minha resposta para cada uma de suas principais objeções.

Divisões doutrinárias da Igreja Católica Romana

Vejamos o que diz o católico romano, Pedro José:

1 - "De novo isso? Vamos lá então: (risos) Desculpe, mas esse post que tenta mostrar as Divisões DOUTRINARIAS DA IGREJA CATÓLICA nao consegue nem de longe atingir seu objetivo.

Refutação:

Como já referido no artigo supra citado, existem diferenças significativas entre os grupos católicos, especialmente entre as facções conservadoras e modernistas. E todos divergindo acerca de QUESTÕES DOUTRINÁRIAS. Existem católicos que discordam entre si sobre questões como:

  1. Suficiência material das Escrituras.
  2. Criação/evolução.
  3. Fenômenos carismáticos.
  4. Se adoram o mesmo Deus como muçulmanos ou não.
  5. Se a salvação é limitada aos católicos como ensinado antigamente, enquanto que o Concílio Vaticano II ensina que as pessoas em outras denominações cristãs e de outras religiões também podem ser salvos.
  6. Sobre profecias marianas e suas aparições.
  7. Relação com os judeus.
  8. Sobre as resoluções do Concílio Vaticano II.
  9. Sobre os focolares.
  10. Sobre os neo-catecúmenos.
  11. Sobre a TFP- Tradição Família e Propriedade.

Acaso estas questões atualmente não envolvem aspectos doutrinários que vão além de ritos e liturgias? E quanto a eventos mais precisos no passado, como por exemplo:

1- Franciscanos radicais x Franciscanos conventuais:
Entraram em guerra onde os franciscanos radicais foram mortos.

2 -Franciscanos x Dominicanos:
Havia disputa no campo filosófico. Os franciscanos tinham tendencias neoplatônicas e os dominicanos, tendências aristotélicas.

3 - Franciscanos x Jesuítas:
 Os jesuítas foram expulsos do Brasil.

4 - Jesuítas x Jansenistas: 
Os jansenistas foram sufocados pelos jesuítas.

5- Tomistas x molinistas:
Problemática a respeito da predestinação.

Se tais situações e exemplos persistentes no catolicismo romano não podem ser usados para desacreditar sua unidade, então, protestantes não podem ser acusados de falta de unidade por serem diversificados em suas denominações.

Para além disto, a maior prova da falsa unidade doutrinária e operacional do catolicismo romano trata-se do CISMA com os ortodoxos orientais, onde ambos alegam ter a mesma a tradição bimilenar, contudo divergem mesmo antes do cisma e até hoje sobre diversas questões. Se isso não basta para esmagar a ignorância do católico Pedro José, o azar é todo dele, pois seu favoritismo seletivo ignorante não tem qualquer valor. 

Pontos doutrinários no protestantismo

Vamos ao próximo argumento dele:

2 - Vou deixar de lado a questão da quantidade de denominações protestantes que existem, pois isso é irrelevante, afinal você mesmo admite que as igrejas protestantes possuem divergências doutrinárias. É claro que vc tenta minimizar isso criando uma espécie de CATÁLOGO COM 17 PONTOS DOUTRINÁRIOS, QUE SEGUNDO VC, TODAS AS IGREJAS PROTESTANTES SEGUIRIAM. Eu não sou especialista na teologia protestante e não posso afirmar que todas as igrejas protestantes concordam ou não com esses 17 pontos.

Refutação:

Como admitido pelo católico romano, sua objeção aqui quanto ao denominacionalismo protestante é irrelevante pois de fato, não conhece nada da teologia protestante. Contudo aguardamos que seja apontado quais seriam essas divergências no protestantismo quanto a ORTODOXIA APOSTÓLICA no que é de essencial ao caráter de uma igreja cristã. 

É de costume um católico romano alegar que protestantes tem divergências em milhares de doutrinas.  Então, seria no mínimo proveitoso que apontassem quais são e quem as subscreve.

É previsível em tais discussões que grupos como russelitas (Testemunhas de Jeová), mórmons, unicistas e afins, sejam apresentados por algum católico desavisado como exemplos de fragmentação e desvio doutrinal que viole a unidade no protestantismo. Contudo tais grupos não são protestantes e jamais se declararam como tal.

Para facilitar o rastreio básico das doutrinas aderidas no protestantismo, listo novamente abaixo as principais crenças que definem um cristão protestante das quais não há divergência alguma quanto a sua aceitação assim como aquelas admitidas em resoluções dos antigos concílios, que são inegociáveis e irrevogáveis:
  1. Divindade de Cristo, Jesus é Deus, mas não o Pai nem o Espirito Santo;
  2. Humanidade de Cristo, Jesus é 100% homem, nascido da virgem Maria;
  3. Personalidade e Divindade do Espírito Santo, o Espirito Santo é Deus, mas não é o Pai nem o Filho;
  4. O Pai é Deus, perfeitamente bom que em santo amor criou, sustenta e governa todas as coisas;
  5. Autoridade, Inspiração divina e suficiência das Escrituras;
  6. Suficiência de Cristo quanto a nossa salvação;
  7. Juízo Final, Condenação dos ímpios;
  8. Vida Eterna dos salvos e remidos em Cristo;
  9. Necessidade do Batismo;
  10. Igreja como organismo e não como organização, católica como corpo de Cristo composto por todos os cristãos, de todas as eras, lugares, raças, povos, e denominações que mantém a ortodoxia do evangelho e o depósito da doutrina apostólica como exposto no Novo Testamento.
  11. Existência de Anjos e Demônios;
  12. Arrebatamento;
  13. Culto exclusivo a Deus;
  14. Canon de 66 livros da Bíblia;
  15. Pecado original;
  16. Importância da Ceia ministrada aos membros;
  17. Sacrifício de Cristo na Cruz em nosso resgate pra nos salvar, libertar, lavar, batizar, confirmar e nos levar pro céu.

Estes são de fato o núcleo de todas as doutrinas aderidas em todas as denominações genuinamente protestantes.

Divisões e rivalidades no catolicismo

3 - Então vamos para a tal questão das DIVISÕES DOUTRINARIAS DA IGREJA CATOLICA. Vc cita rivalidades que existiram e possivelmente existem entre as ordens religiosas católicas, como sendo a prova das DIVISÕES DOUTRINARIAS da igreja. ORA MAS ISSO É RIDICULO. SE UMA ORDEM PERTENCE A IGREJA É PQ ELA FOI APROVADA PELA IGREJA. E SE FOI APROVADA É PQ NAO CONTRADIZ A DOUTRINA DA IGREJA. AS DIFERENÇAS ENTRE AS ORDENS SAO DIFERENÇAS DE ATUAÇAO, DE MODO DE PREGAR,DE SE VESTIR,ETC. NAO EXISTE NENHUMA ORDEM RELIGIOSA CATOLICA QUE REJEITA UM DOGMA SEQUER DA IGREJA. Sobre as brigas entre alguns de seus membros, isso é normal em qualquer instituição que possui seres humanos. Um padre pode brigar com outro, por inúmeros motivos E ISSO NÃO QUER DIZER QUE ELES CREEM EM DOUTRINAS DIFERENTES. SE A BRIGA FOR POR MOTIVOS DOUTRINARIOS, ESTARA CERTO AQUELE PADRE QUE SEGUE A DOUTRINA DA IGREJA.

Refutação:

A objeção romanista apenas comprova o que foi afirmado no artigo anterior. A aparente unidade da Igreja Católica Romana que alegam, é ilusória quando posta em experiência pela própria regra que cobram do protestantismo. A suposta união existente, no máximo se aplica a estrutura e organização institucional, mas há divisões sérias em todos os níveis. Como é bem demonstrado na primeira resposta acima.

Ora, protestantes também não divergem quanto as doutrinas essenciais da fé cristã, no entanto dizem que somos divididos por haver divergências por questões teológicas envolvendo o discernimento doutrinário. Poderia então o romanista nos dizer então como se explica a alta divergência dos tridentinos e carismáticos de hoje, e franciscanos e jesuítas do passado mesmo alegando terem submissão ao papado? 

Para além disso, novamente repito, o critério de unidade do catolicismo romano, é um aporte seu unicamente, e é a submissão ao papado ainda que todos se matem debaixo de sua batina. Repudiamos essa unidade baseada em mentiras, subserviência e absolutismo que de nada é capaz de sanar os problemas persistentes que sempre ameaçam a suposta unidade da igreja romana, e isso é algo abordado inclusive por outros católicos, como este (aqui).

Divergência operacional

4 - Depois vc cita os diversos ritos que compõem a igreja católica, como prova das Divisões DOUTRINARIAS DA IGREJA. MAIS UMA VEZ VC ERRA. A IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA É FORMADA POR 24 IGREJAS, QUE POSSUEM DIFERENÇAS LITURGICAS E ADMINISTRATIVAS, POREM NAO DIFERENÇAS DOUTRINARIAS, COMO VC SUGERE.

Refutação:

No artigo é citado diversos pontos que põe em descredito a suposta unidade católica. Para sustentar estes pontos, os mesmo argumentos que eles usam contra nós são aplicados. Dois destes pontos são, divergências dentro do catolicismo quanto a questões doutrinárias e ou afirmações explicitas da Igreja Romana. 

A farta divergência entre os católicos, uns contra os outros e até discordando da sua própria Igreja Romana pode ser visto no artigo anterior, ou vendo novamente as respostas que acabo de dar acima.

No outro ponto citado, entra a questão de divergência, ou diversidade operacional. Que seriam ritos, costumes, maneiras diversas de se ministrar uma missa. Neste ponto é que são mencionados os diversos ritos praticados dentro do catolicismo, alguns combatidos por católicos mais conservadores e outros aceitos. 

Costumes e diversas diferenças entre diversas Igrejas que são católicas também são abordados assim como as liturgias totalmente diferentes uma das outras. Tais igrejas são chamadas também de sui juris, e estão em comunhão com o papado. Pois como dito, tal unidade, se baseia na estrutura organizacional.

Ora, isso prova divisão dentro do catolicismo romano? Bom, é aqui que o romanista torce o rabo e cai de cara na desgraça. Em parte alguma eu disse que estas divergem doutrinariamente ou que não estejam um submissão ao papado. Como podem ver, o romanista novamente não entendeu o argumento usado e rebateu intensamente em um espantalho.

Que tais igrejas sejam diferentes e tenham nomes e ritos e costumes distintos prova que são divididas? Este é o segundo ponto citado, quanto a abordagem sobre divergência operacional.  Para o católico romano tais divergências operacionais se configuram em divisão quando ocorrem no protestantismo. Esse é o argumento apresentado. Deveriam se ater a seu próprio quintal.

Ora, os romanistas quando não conseguem provar que protestantes são divididos doutrinariamente, passam então a citar as diferenças operacionais que há no protestantismo. Citam as mesmas implicações que há neles mesmos contra nós. Passam a citar que igrejas protestantes tem costumes, nomes, práticas e formas de ministração diferentes umas das outras, logo não são unidos. Mas, como demonstrado, se este argumento é válido, o que dizer então das sui juris do catolicismo e outras que também tem costumes, nomes, praticas e formas de ministração diferentes umas das outras?

Agora as objeções de um diácono sírio ortodoxo antioquino, que nutre uma certa ojeriza contra protestantes.

Mais do que meras diferenças entre ritos e liturgias


5 - O Artigo tem erros crassos básicos, pelo fato do autor não entender de história da Liturgia, história do cristianismo e ritos litúrgicos e organização eclesiástica.


Refutação:

O ortodoxo se equivocou ao não entender que os católicos são postos em saia justa quando suas objeções se voltam contra eles mesmos. Fez confusão entre questões operacionais e divergências doutrinárias. Para além disto, a cereja do bolo vem de um site católico com artigo elaborado por uma catequista, ADMITINDO que há sim DIVISÕES internas bem distintas mesmo se dizendo submissas ao papado.

Finalizando a fábula da unidade católica

Passamos a próxima do diácono ortodoxo:

6- O artigo tenta comparar as denominações anárquicas protestantes que nascem a cada década e mudam de teologia a cada semana com com ritos inclusive ritos e igrejas orientais não ligados a igreja de Roma.

REFUTAÇÃO FINAL, RESUMO E CONCLUSÃO:

Suas respostas nada mais são do que meras repetições de espantalhos que foram já descartados no artigo. Em parte alguma foi sugerido que as sui juris são divisões distintas doutrinarias.. AS SUI JURIS não são as únicas mencionadas. Todavia, as sui juris mesmo sendo igrejas subordinadas a ROMA contudo mantém costumes e diferenças operacionais significantes, assim como as igrejas protestantes submissas a Cristo, tem costumes e diferenças operacionais significantes.

Para além disso, o sírio ortodoxo é incapaz de nos provar que igrejas protestantes mudam de teologia a cada semana quando também tanto ele quanto qualquer católico romano é incapaz de provar que o próprio cristianismo sempre foi
uma UNIDADE UNIFORME E MONOLÍTICA, como querem apresentar ser as duas Igrejas Romana e Ortodoxa, onde ambas alegam vir de uma mesma tradição, mas todavia tem diferenças doutrinárias e operacionais há milhares de anos mesmo antes do protestantismo.

Quanto ao próprio catolicismo, até na questão doutrinária há divergências sobre questões peculiares e não são nas sui juris, ou vai me dizer que RCC e TRIDENTINOS são SUI JURIS com diferenças litúrgicas apenas? E quanto as ordens católicas como JESUÍTAS E FRANCISCANOS que se trucidavam? Ora pegando o seu ESPANTALHO usado pra dizer que somos divididos, o mesmo indica que nas mesmas razões, por vezes encontradas no protestantismo, vcs também não podem se dizer mais unos que qualquer outro grupo cristão. E há ainda pontos substanciais que esmagam as alegações contrárias ao protestantismo. Por exemplo:

1 - Os católicos dizem que existem milhares de denominações protestantes e que passam de 30 a 60 mil cada qual com sua própria verdade.. O que é mentira, não chegam a 9 mil e se reduzidos pelo critério de subordinação a confissão, não chegam a 30.

2 - Os católicos alegam que o protestantismo tem milhares de doutrinas diferentes. O que é mentira, são no máximo 20 doutrinas substanciais mais a subscrição dos antigos concílios da igreja antiga que todos nós protestantes concordamos, convergindo todas essas resoluções em 5 lemas.

3 - Os católicos alegam que protestantes vivem a se matar com cada qual aderindo a uma verdade que bem lhe couber. Isso é mentira, TODAS AS TRADIÇÕES protestantes mantém comunhão umas as outras, repudiando apenas aquelas que não se submetem aos critérios expostos no ponto 2 acima (veja mais no artigo também).

4 - Os católicos vivem a fazer sim uma avaliação em número de placas e denominações existentes, esquecendo que PLACA jamais foi indicio de divisão entre nós.

5 - Chegam ao ridículo de dizer que sabatistas, mórmons e tjs e outros grupos como neo-pentecostais aberrantes são do mesmo bolo que o nosso, sendo isso obviamente, uma mentira.

6 - Católicos citam divergências operacionais como se fossem divisão. Apontam questões teológicas irrelevantes como causa de divisão, mas o mesmo é encontrado no catolicismo. Quando me refiro a questões operacionais, que fique claro aos néscios palpiteiros que me refiro exatamente a questão de igrejas romanas e gregas que mantém ritos e costumes diferentes umas das outras. Todavia isso é divisão?

7 - Citar que uma igreja batiza criança e outra não, que uma aceita sacramentos e outra não e coisas do tipo, já foi refutado no artigo e em meus comentários anteriores.

8 - TODAS AS IGREJAS PROTESTANTES TEM CONFISSÃO DE FÉ, e não concede a nenhuma igreja o direito de formular novas doutrinas ou tomar decisões contrárias aos ensinamentos das Escrituras. Por isso as discussões teológicas ainda existem sobre alguns pontos assim como foi na era apostólica e primitiva da igreja e continuou até o CISMA e além dele.

9 - Quanto a "doutrinas inovadoras" ou melhor, a certas teologias existentes e aderidas por novas igrejas ditas protestantes e que os católicos alegam existir entre nós e que causam divergências muitas vezes, isso é um problema do cristianismo desde os seus primórdios, não negamos isto, antes o combatemos. Já no catolicismo, o mesmo ocorre ao os reunir, diferentes facções, ordens e grupos divergentes, debaixo da saia papal e chamando tudo isso de unidade.

10 - A Escritura nos ensina que essencial só o fundamento (1Co 3.11), e que devemos ter cuidado com o que ensinamos, se é ouro, prata ou pedras preciosas, as quais permanecerão de pé quando do juízo de Deus sobre o nosso ministério, ou se madeira, feno ou palha, as quais serão consumidas pelo mesmo, veja que o ministério ainda será salvo, mas isso por causa do fundamento. Mas se as doutrinas conduzirem a destruição do fundamento, com consequente destruição do edifício, "Deus o destruirá"!

Então, finalizando, ambos, o católico e o ortodoxo se mostraram preguiçosos e favoritistas. Ainda assim, tiveram a resposta de todas as suas objeções lhes restando apenas a pura insinuação ou até encenação de que são unos quando nunca foram e que protestantes são divididos e contraditórios e desfigurados como igreja.

Evidentemente nos preocupamos e muito com o denominacionalismo divergente e que se mostra muito diverso, e sabemos que isso é realmente um problema, mas, o catolicismo não foge a esta regra. Vemos isso em suas diversas ordens, cada qual com uma interpretação particular de um ou vários pontos da Escritura, da tradição e do magistério da Igreja Romana.

Logo a argumentação dos católicos é tendenciosa, parcial e injusta quando pretende IGUALAR protestantismo histórico, pentecostal, neo-pentecostal e seitas diversas, e fazendo alegações sem pé nem cabeça que só mostram ignorância. Fazem isso ao mesmo tempo em que querem passar o catolicismo como uma grande pedra monolítica de uma suposta grande unidade, o que nada mais é, do que algo mentiroso, e nisso a ICAR é boa de marketing, em vender seu peixe podre, enquanto difama o outro, e faz isso há mais de mil anos com suas irmãs ortodoxas. 

O que me deixa ainda cada vez mais abismado, é ter aqui um ortodoxo, o Marcelo Fortes, DEFENDENDO A FALSA UNIDADE DO ROMANISMO.

E ao dizer isso, eu ainda disse menos do que devia, mas concluo com o seguinte já exposto no artigo anterior...

A aparente unidade da Igreja Católica Romana que vocês alegam, é pura ilusão. A suposta união que há, é no que se refere a estrutura e organização, mas há divisões sérias em todos os níveis e isso vocês não tem como negar a menos que  larguem o espantalho de suas acusações contra nós.



Quanto a nós protestantes, podemos não ser todos organizados em uma estrutura monolítica, e em um sistema dito infalível de interpretação, mas temos verdadeira união no que compete a VERDADE de que:



FORA DE CRISTO NÃO HÁ SALVAÇÃO.



E preferimos essa verdade do que ser unidos em suas mentiras.



Paz em Cristo a todos!

Sobre o Autor

Graduado em História (Licenciatura Plena) com pós-graduação em História do Cristianismo, Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Pós-graduado em Teologia Sistemática. Casado com Miriam Lisboa Freire e Historiador credenciado - CRP: 0000545/MG.

13 comentários

  1. É de se notar irmão Élisson que o inicio do cristianismo é marcado por congregações jurisdicionais não monolíticas onde cada uma tinha seu próprio pastor ou presbítero (do qual em apocalipse foram chamados de anjos da igreja no contexto de emissários, enviados ou missionários), a maior prova disso está no envio da escritura de João as sete igrejas da Asia que por não terem uma unica sede majoritária em seu tempo eram ministradas cada uma por seu próprio presbítero ou bispo e receberam cada uma sua mensagem de forma bem individual, sem a assinatura de um governador terreno geral ou papa a qual não existia nessa época.
    1. Perfeita observação irmão Luis.
  2. tentei publicar aqui tbm minha resposta que esta la no face,mas o seu site so aceita no maximo comentarios com 4.096 caracteres.ai nao vai dar para por nao.
  3. Vai repetir a mesma coisa e não responder a nada? Crie um blog pra vc talvez lhe seja melhor. E eu vi sua resposta. Mas onde ela trata de tudo que abordo? Vc sabe o que é uma refutação? Uma réplica? Tréplica? Ad nauseam? Pelo visto o amigo precisa largar de ser sofista e abandonar suas falácias . aqui não è querela de facebook
  4. Prezado irmão Elisson Freire. Eu sou presbiteriano e me pediram pra estudar a história de Scott Hahn (um notório pastor presbiteriano que se converteu ao catolicismo), você tem alguma opinião formada sobre isto? Graça e paz.

    Att. Ivo Veríssimo Arantes Pereira.
    1. Puxa! Será que esqueceram de recomendar um estudo sobre a vida de Judas?

      Ele é uma prova cabal que Jesus não era o messias?

      Scott Hahn não é o primeiro e não será o último Judas!

      Sansão era forte, mas pecou contra Deus!

      Salomão era sábio, mas pecou contra Deus!

      E por aí vai!

      Deus o abençoe, querido irmão presbiteriano.

    2. Scott Hahn, excelente testemunho (respeitável, sério, crível) que refuta muitos dos desvarios contra a Igreja Católica pregados por denominações protestantes.Só lê quem tem coragem. Derruba as acusações que são fruto da mentira e do desdém, que permitem que 30 mil placas contrárias se auto-afirmem as 'portadoras da Verdade' e da legítima interpretação da Palavra, em detrimento da fé Católica.
      Provavelmente todos meus comentários nesta página não serão autorizados pela moderação. Bom sinal.
    3. Refuta? onde? Li seus trabalhos feitos há anos e não vi nada de novo que não tenha sido refutado por nomes de peso no protestantismo como Fernando Saravi, Norman Geisler, A. Nicodemos ou até blogueiros como Banzoli, Hugo, Gustavo e eu. Procure se atualizar senhor Parlo Alto... e se puder trazer aqui uma prova cabal da existência de 30 mil denominações confessionais protestantes diferentes, eu agradeço... rsrsrs
  5. No se necesita mucho para desmentir este artículo ya que es bien visible que no tienenunidad doctrinal, ya que cada una de esas iglesias tiene una versión diferente del Evangelio.
    En cambio la unidad doctrinal católica es bien visible.
  6. Sou protestante, mas essa "refutação" cai em vários erros que não seriam cometidos se o autor lesse o livro "Igreja, Reforma e Civilização" do Padre Leonel Franca. Lá está provado com fontes e bibliografia extensa que não há um único ponto dogmático que TODAS as denominações protestantes aceitem.
    1. Creio que o irmão não entendeu a matéria que não visa demonstrar que os protestantes tem uma UNIDADE MONOLÍTICA de pensamento sobre TUDO relacionado a fé e doutrina. Visa mostrar que são unidos nos pontos centrais e vitais da fé cristã mantendo apenas divergências operacionais. E se estas divergências operacionais são apontadas como falta de unidade, como fica a UNIDADE CATÓLICA que mantém também diversas divergências???

      Quanto ao Livro de Leonel Franca, ele MENTIU DESCARADAMENTE SE DISSE O QUE VC APONTA. "não há um único ponto dogmático que TODAS as denominações protestantes aceitem". ??????????

      No artigo são expostos no minimo 17 pontos dogmáticos só pra constar. AGora, se ele ou vc confunde TESTEMUNHA DE JEOVÁ, MORMON e UNICISTAS com protestantes, então ta na hora de se informar mais. Há outros artigos no blog tratando sobre isso. Sugiro que leia.

      Abraços!

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